quarta-feira, 8 de outubro de 2014

UNIVERSIDADES AMERICANAS APOSTAM NO ENSINO A DISTÂNCIA


A rotina atarefada do dia a dia não é mais desculpa para quem deseja estudar, mas não consegue encaixar o estudo nos horários disponíveis. Cada vez mais, universidades em todo o mundo vêm apostando no ensino a distância, o que tem facilitado a vida daqueles que buscam um ensino de qualidade, onde é possível gerenciar tempo e local de estudo de acordo com as preferências e características individuais.

O ensino online ganha cada vez mais força. Nos Estados Unidos, por exemplo, cinco universidades de prestígio vão criar cursos gratuitos para estudantes em todo o mundo por meio de uma nova plataforma de ensino interativo. A plataforma, conhecida como Coursera, vai oferecer mais de 30 cursos universitários no próximo ano por meio de site. Os assuntos dos cursos que serão oferecidos são diversos, de mitologia grega a neurologia, de cálculo a poesia norte-americana contemporânea. As aulas serão projetadas e ministradas por professores de Stanford, Princeton, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Michigan.

O lançamento da plataforma Coursera se junta a uma série de projetos online ambiciosos que visam tornar o ensino superior mais acessível e barato. Enquanto alguns empreendimentos simplesmente publicam palestras na web, sem componente interativo, o Coursera tem uma proposta diferente. Segundo os fundadores, Daphne Koller e Andrew Ng, os professores vão ensinar usando o nome da universidade e vão adaptar os cursos mais populares para a web, incorporando tarefas e exames a aulas em vídeo, respondendo perguntas dos alunos em fóruns online e trabalhando por meio de videoconferência. Para avaliar o ensino, serão aplicados testes de múltipla escolha e de respostas curtas via computador. O Coursera pode oferecer certificados de conclusão mediante pagamento de uma taxa.


No Brasil, há uma série de cursos a distância, desenvolvidos para alunos que possuem outras ocupações e não conseguem freqüentar as aulas. Os cursos possuem a flexibilidade necessária que permite ritmos de estudos diferenciados e adequados a sua rotina. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que buscam qualificação profissional e se capacitam em sua área de trabalho e por outro lado, os profissionais encontram no aperfeiçoamento a distância a possibilidade de aprender à qualquer hora, de qualquer lugar e nos seu próprio ritmo.

Fonte: Posead

Nenhum comentário:

Postar um comentário