terça-feira, 14 de outubro de 2014

O USO DE TERMOS EM INGLÊS NAS EMPRESAS


O leitor já participou de um “meeting” no seu trabalho hoje? Ou ainda, caso deseje ser o seu próprio chefe, já “startou” o seu negócio? Independente do seu ramo de trabalho, com certeza já ouviu falar na necessidade de se pensar “out of the box”, certo?

Pois de olho em situações como essas, o tumblr brasileiro “Português para executivos” vem fazendo graça nas redes sociais ao apontar o óbvio: as empresas do país usam palavras em inglês demais no seu dia a dia — e, com as adaptações naturais que fazem na língua inglesa, tudo acaba soando muito engraçado.

Criador do site, o publicitário Rafael Hessel, de 26 anos, diz que tirou a ideia do tumblr do seu próprio dia a dia dentro de uma agência de propaganda.

— A ideia do tumblr partiu da minha própria profissão. Reparando no dia a dia, fui vendo o quanto os termos estrangeiros fazem parte do nosso vocabulário. Depois de anotar alguns, resolvi fazer o tumblr — conta ele. Daí foi só pensar em um nome sugestivo, com uma descrição bacana para começar as postagens.

Com muita ironia, a página de Rafael diz ter o objetivo de ajudar “você que é um executivo brasileiro” que “está tendo problemas com o seu Português de negócios, e por isso precisa usar o vocabulário de outros países”. Com imagens genéricas de engravatados, o tumblr menciona os termos em inglês usados nas empresas e mostra o seu significado em português, com exemplos que são engraçados justamente por ressaltarem o jeito desnecessariamente anglicanista de se falar nas empresas.

Essa, inclusive, é a opinião de Rafael:
— Sinceramente, acho que exageramos sim nos termos em inglês. E me incluo nessa. É algo natural, mas que ao prestar atenção, fica caricato. Era uma piada pronta praticamente

Se a página não aumentar o seu vocabulário, ao menos arrancará algumas risadas.

Fonte: www.oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário