A cada dia, cresce nas empresas a exigência do
domínio do inglês na hora de selecionar candidatos. Aqueles que já têm sua
posição na empresa também são pressionados a aprender o idioma. Veja por que
isso acontece.
Globalização e Negócios
Estamos cercados de produtos ou serviços
fornecidos por marcas estrangeiras de alcance mundial. Da mesma forma, marcas
brasileiras fazem o caminho contrário, passando a se destacar em mercados
distantes, como por exemplo, nos setores de alimentos (Sadia, Perdigão),
petróleo (Petrobras), aviação (Embraer), Bebidas (InBev, belgo-brasileira,
agora dona da até então americana Budweiser) para citar apenas alguns. No mundo
dos negócios, o inglês tem sido desde há muito tempo a língua padrão, a
permitir que executivos troquem informações, não importando sua origem, seja
americana, japonesa, chinesa, árabe ou qualquer outra.
Muita gente questiona a real necessidade do
inglês para funções que em tese não envolveriam o contato com pessoas de outros
países. Mas na visão das empresas, em uma relação comercial com um cliente ou
fornecedor, é desejável que, por exemplo, o profissional do setor financeiro
trate de assuntos de seu departamento diretamente com seu colega no exterior,
que a equipe de logística comunique-se diretamente com a equipe com a mesma
função na empresa cliente ou fornecedora, e assim por diante. Com isso,
ganha-se eficiência em uma escala inestimável. Para essas empresas, é
impossível pensar em interação com empresas estrangeiras se somente seus altos
executivos saberem falar inglês satisfatoriamente.
Tecnologia
Profissionais que lidam com tecnologia, seja
desenvolvimento ou aplicação, são os que mais precisam do inglês como
ferramenta de trabalho. Em parte em razão do papel dos Estados Unidos na
criação e desenvolvimento de novas tecnologias, em parte pelo fato de o inglês
ser a língua mais internacionalmente disseminada, é justamente nesse idioma que
são trocadas informações, escritos manuais, divulgadas pesquisas.
No Brasil é notável o número de vagas em
setores como Tecnologia da Informação que não são preenchidas porque falta nos
candidatos um bom nível de compreensão e comunicação na língua inglesa.
Turismo
A indústria do turismo é um dos setores mais
promissores para a geração de empregos no Brasil. O número de turistas
estrangeiros que desembarcam no Brasil cresce acima da média mundial. A Copa do
Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 já aquecem o setor, que se prepara
para atender a demanda desses dois eventos e para o aumento do fluxo de
visitantes que virá como consequência da massiva exposição que o país e suas
belezas naturais terão nesse período, gerando um ciclo vicioso, pois sabe-se
que é bem comum um estrageiro que tenha visitado o Brasil voltar com familiares
e amigos em outras oportunidades.
Outros setores e perspectivas
Falar bem o inglês também abre portas em
muitos outros setores de nossa economia, notadamente naqueles ligados a
serviços, incluindo-se o de educação.
O que antes costumava ser um plus é hoje e
será ainda mais no futuro próximo um item básico no currículo de qualquer
profissional.
Fonte: www.callanacademy.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário