quarta-feira, 27 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO COMPLEXO DO ALEMÃO


Não existem barreiras para o sonho de 738 crianças matriculadas na Escola Municipal Afonso Várzea. Localizada no Complexo do Alemão — conjunto de 15 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro — a escola oferece ensino bilíngue português-inglês para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Bianca Santos, de 8 anos, aluna do 3º ano do ensino fundamental sonha com a graduação:

— Quando terminar o colégio, quero me formar em Medicina — diz a estudante.

A escola é um dos estudos de caso que serão apresentados no Educação 360, encontro internacional promovido pelos jornais O GLOBO e “Extra” — em parceria com o Sesc e prefeitura do Rio de Janeiro, e apoio do Canal Futura — que acontece nos dias 5 e 6 de setembro.

— A rede municipal já conta com cinco escolas de ensino bilíngue. A ideia agora é ampliar o projeto para mais duas escolas em 2015 — revela a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

Os alunos da educação infantil dedicam cerca de três horas do seu dia à aprendizagem na língua inglesa. O conteúdo dessas aulas também são trabalhados pela professora regente, responsável pelo ensino em língua portuguesa.

— Trabalhamos também para criar um ambiente escolar inspirado na cultura estrangeira — afirma Glaucia Morais, professora de inglês e coordenadora do projeto de escola bilíngue. — Você sente que o processo está acontecendo quando os alunos começam a trocar o português pelo inglês.

A língua estrangeira permeia toda a rotina escolar. O cardápio de refeições, por exemplo, é escrito em inglês e português. Nem mesmo as aulas de educação física ficam de fora da atmosfera bilíngue da escola. Atividades como o futsal, por exemplo, ganham um novo regulamento, e passam a avaliar o conhecimento que os alunos possuem do idioma.

— Nós organizamos o futsal de línguas, em que os alunos são estimulados a falar somente inglês durante as partidas — afirma Glaucia.

Romeu e Julieta em inglês

Nas artes, o inglês também aparece em forma de peça teatral. Este ano, alunos encenaram uma adaptação de Romeu e Julieta. A peça de Shakespeare, que originalmente se passa em Verona, na Itália, foi adaptada à cultura local.

— Ao invés do baile de máscaras, nós encenamos um baile charm na comunidade — conta Glaucia.

No quinto ano do ensino fundamental, os alunos fazem um exame de certificação aplicado pela Universidade de Cambridge, um documento que pode abrir portas para dezenas de crianças que, assim como Bianca, desejam ingressar numa faculdade.

Fonte: O Globo

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