“BLACK
FRIDAY” é uma locução que vem sendo empregada para designar a quarta
sexta-feira de novembro, ou seja, um dia depois do Thanksgiving Day (Dia
de Ação de Graças), comemorado mais notadamente nos Estados Unidos. Por ser uma
ponte entre um feriado nacional e o fim de semana, muitas empresas concedem
esse dia de folga a seus funcionários. Os varejistas americanos logo perceberam
que essa seria uma excelente oportunidade para criarem um dia de liquidações
especiais atraindo mais consumidores. A data marca, portanto, o início da
temporada de compras de fim de ano.
Com esse sentido, há duas possíveis origens da
expressão. Uma delas atribui a criação de “BLACK FRIDAY”, em meados da década
de 1960, aos policiais da Filadélfia. Segundo essa tese, eles teriam cunhado a
expressão para descrever os transtornos causados pela aglomeração de
consumidores e seus automóveis no centro dessa cidade americana.
A outra teoria
atrela o uso da cor “BLACK” à saúde financeira das empresas. Vale observar que
a expressão “no vermelho”, usada para designar empresa que apresenta prejuízo,
é traduzida pela análoga “IN THE RED”. O sentido oposto é, em português, “no
azul’, mas, em inglês, dizemos “IN THE BLACK”. Logo, “BLACK FRIDAY” seria uma
referência às empresas prósperas, que estão “no azul” (IN THE BLACK), por terem
aumentado significativamente seu faturamento nesse dia.
Fonte: www.teclasap.com.br
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