sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

MITOS SOBRE O APRENDIZADO DE IDIOMAS


Aprender um idioma não é um bicho de "sete cabeças"


Aprender uma segunda língua não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto esse processo é rodeado por mitos que muitas vezes se mostram infundados. Veja:

A primeira coisa que devo fazer é me matricular em um curso de idiomas?

Nem sempre. Muitas pessoas aprendem um novo idioma sozinho. Hoje há muitas ferramentas que possibilitam isso como livros, revistas e a própria internet. No entanto, ser autodidata tem seus riscos. O ideal é que a pessoa escolha um bom curso e se matricule, pois assim terá um acompanhamento de um profissional qualificado e uma cobrança maior. Mas tudo depende de sua perseverança e motivação, você pode estar matriculado no melhor curso de idiomas do mundo, mas se não se dedicar, estará perdendo tempo e dinheiro. O mesmo vale para quem estuda sozinho. O resultado final será proporcional ao seu esforço e dedicação.

Passar seis meses em um país falante da língua me torna automaticamente fluente?


Errado. Claro que um intercâmbio é de extrema ajuda para acelerar o seu aprendizado em língua estrangeira. No entanto, ele é recomendado apenas para quem tem uma boa base na língua pretendida. E não pense que em seis meses no Canadá ou Estados Unidos vai te transformar em um fluente na língua inglesa. Lembre-se: não existe aprendizado sem esforço, aproveite o tempo no país. Conheça a cultura, como os falantes se expressam e fuja dos brasileiros.

Os adultos têm mais dificuldades para aprender uma nova língua do que as crianças?

Depende. Tudo depende da motivação do indivíduo. As crianças tem mais facilidade de absorver novas palavras e sons por que não estão com o seu sistema linguístico totalmente formado. No entanto, essa vantagem não será de serventia nenhuma se ela não estiver motivada e com vontade de aprender. A motivação tem papel fundamental no aprendizado.

O aprendizado é intensificado em aulas particulares?

Não. As aulas particulares tem a vantagem de serem flexíveis e são indicadas para pessoas com o tempo limitado ou muito tímidas, que tem medo de se expressar em público. No entanto, o ideal são as aulas em grupo (de poucas pessoas), pois assim há maior interação com pessoas que estão na mesma situação que você, possibilitando mais chances de praticar a língua sob a supervisão do professor.

Lembre-se: o seu empenho é que vai determinar o seu sucesso no processo de aprendizagem de uma nova língua. Ela não cai do céu, você tem que correr atrás.


Fonte: www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário