quinta-feira, 26 de março de 2015

TRABALHABILIDADE EM TEMPOS DE CRISE

'O emprego formal tem limitações', diz consultor


Especialista em gestão de carreiras alega que trabalhabilidade é a capacidade de a pessoa gerar formas de atuação.

Desenvolver a trabalhabilidade é uma questão de sobrevivência, afirma o especialista em gestão de carreiras Rafael Souto, presidente executivo da consultoria Produtive, e buscar fontes alternativas de renda é uma forma de enfrentar o mercado de trabalho moderno, não de fragilizar relações trabalhistas. “Dá mais liberdade para o trabalhador, porque o deixa menos dependendo do emprego”, diz o executivo. “O pior emprego é aquele do qual você não pode ser demitido, e trabalhabilidade dá autonomia.”

O que é a trabalhabilidade?
Trabalhabilidade é uma forma mais ampla de olhar o mercado de trabalho. O emprego é uma forma de trabalho, mas montar um negócio, ser autônomo, prestar um serviço, também. É a capacidade de uma pessoa gerar formas de trabalho.

Qual é a diferença entre empregabilidade e trabalhabilidade?
Empregabilidade é a capacidade de uma pessoa ser atrativa para várias empresas. Mas o modelo ainda é o emprego. A trabalhabilidade é um conceito que surgiu porque o emprego formal tem limitações. A pessoa precisa pensar em fontes alternativas de renda.

Por que a trabalhabilidade é uma estratégia de sustentação da carreira a longo prazo?
Porque em algum momento da carreira a pessoa pode não ter mais um emprego. E se ela estiver pensando em conseguir um emprego, não um trabalho, talvez não consiga encontrar nem um nem outro. O emprego é, sim, uma boa opção. Mas em algum momento isso não é o suficiente. Se a pessoa não pensar na sua capacidade de gerar outras fontes de trabalho, fica limitada. É importante pensar em um jeito de trabalhar sem depender exclusivamente de um emprego. Isso não é fácil.

O atual cenário econômico favorece a trabalhabilidade?
O cenário econômico como está, de fechamento de vagas em quase todos os setores, está mais difícil. Mais isso não pode ser um impeditivo para planejar, porque as crises são cíclicas. O que recomendo é que, no momento, as pessoas tenham maior cautela e profundidade nas decisões. Mas a trabalhabilidade não é necessariamente uma medida de curto prazo. Pode levar dois, três, cinco anos. Com ou sem crise, a trabalhabilidade é uma forma de encarar o mercado de trabalho moderno. Trabalhabilidade é uma questão de sobrevivência.

A trabalhabilidade não torna as relações trabalhistas mais fracas e prejudica o trabalhador?
É o contrário: dá mais liberdade para o trabalhador, porque o deixa menos dependente do emprego. A pessoa que fica mais vulnerável é a que não tem alternativa de emprego. O pior emprego é aquele que você não pode ser demitido, e a trabalhabilidade dá autonomia.

Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário