segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

EXPRESSÕES COMUNS E CONTRAÇÕES INFORMAIS EM INGLÊS - PRIMEIRA PARTE



yo: serve para chamar atenção de várias pessoas.
Ex.:Yo! Look at me!= Aí! Olha pra mim!


 what upwhat's upwhassupwhazzup: é equivalente a "E aí", ou "Beleza?"
Ex.:What's up, guys= E aí, gente?
OBS: As formas whassupwhasupwhazupwhadupwhaddap, etc são usadas em chats e estão gramaticalmente incorretas.


 damn: pode ser uma exclamação, como "Droga!"
Ex.:Damn. Where's my cell phone?= Caramba! Cadê meu celular?

OBS.:damn também pode ser o verbo danar, ferrar, amaldiçoar.
Ex.:Damn you. I never loved you. = Vá se ferrar. Eu nunca te amei.


goddamn ou god damn: é a mesma coisa da palavra anterior, mas com ênfase.  Não é bem vista, por ser considerada blasfêmia.
Ex.:Close this goddamn door = Fecha essa maldita porta!


shawtygalchick, mama, mami, lil' mama: significa gata, gatinha, gatota em geral.
Ex.:Hey, chick, what are you up to? = Oi, gata. Que você tá fazendo?


boo: é usada pra se referir a alguém com amor, com muito carinho.
Ex.:I'm fallin' in love with you, my boo = Tô apaixonado por você, meu amor.



guydudeman: significa cara, rapaz, homem.
Ex.:Hey man. Where have you been?= Ei, cara. Onde você esteve?


y'allyou allyou'syou'seyou guysyou folks: formas populares de dizer "vocês".
Ex.:I'm already tired of y'all= Já tô cansado de vocês.
OBS.:Y'all é a contração de you all, é usada mais na região sul dos Estados Unidos, como no estado da Flórida.


e'rybodye'rythin'e'ryday, anythang, thang, sumtimez: são expressões usadas em letras de rap. Os rappers utilizam esse tipo de contração pra conseguir mais rimas ou melhorar a sonoridade das canções. Ou, mesmo, em alguns casos, só pelo prazer de escrever diferente mesmo.


 ya: o mesmo que you, usado em frases bem informais e/ou pra melhorar a rima.
Ex.:I won't tell ya the truth yet = Ainda não vou te contar a verdade.



cha: Não é bem uma contração, mas um jeito estiloso de se escrever. Ocorre quando tem-se uma palavra terminada com "t" antes de ya.
Ex.:I want cha now I want ya now= Eu te quero agora.
Ex.:Gotcha! I got ya! = Entendi!
Ex.:I letcha go = I let ya go = Eu deixo você ir.


 yo': A palavra lembra nosso primeiro exemplo, mas geralmente tem o som mais fechado. Nesse caso, é a contração deyour.
Ex.:You'd never seen in yo' whole life = Você nunca viu em toda a sua vida.


cho: Assim como cha, é mais um jeito diferente de se escrever. Acontece quando tem-se uma palavra terminada com "t" antes de yo'.
Ex.:I want cho love = I want yo' love = I want your love = Quero seu amor


 lemme: contração de let me.
Ex.:Please lemme at peace! = Por favor, me deixa em paz!


 I'maI'mmaIma: é uma forma mais rápida de dizer I'm about to ouI'm going to. Usa-se quando você está prestes a fazer algo, um futuro imediato.
Ex.:I'ma sleep right now = Vou dormir agora mesmo
OBS.: É uma forma muito informal e nem pense em utilizar numa entrevista de emprego.


 c'mon: é contração de come on. É como se fosse "vamos lá", "vambora".
Ex.:C'mon. Say what you feel = Vamos, diga o que sente.


 gimme: contração de give me. Ou seja, "me dá", "me dê", "dê-me".
Ex.:Gimme the key = Me dá a chave.


outta: contração de out of. Isto é, "fora de".
Ex.:Get outta here, you sucker = Cai fora daqui, seu otário.


 'em: também comum no inglês falado, é a contração de them.
Ex.:The blame is on 'em = A culpa é deles


 'er: contração de her.
Ex.:I sent to 'er = Eu mandei pra ela.


 Fonte: muitadica.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário